quinta-feira, 7 de julho de 2011

A história da Nintendo.

Toda família tem sua árvore genealógica e suas origens. A Nintendo, como mãe de tantos consoles (e, por consequência, franquias e personagens), tem muita família para trás. A geração de Wii e DS mal deve se lembrar, ou ainda, nem deve conhecer grandes pérolas de seu passado, por mais que sempre existam esforços com relançamentos e referências em games (como as de Super Smash Bros Brawl). Por isso, vamos mostrar tudo, desde o começo, começando pela mãe:

A Mãe de Todos - Nintendo

Você já ouviu falar da Nintendo Koppai? Pelo menos metade desse nome soa familiar, mas até mesmo os japoneses hoje irão estranhar a parte do “Koppai”. A empresa, hoje conhecida mundialmente como Nintendo Co., Ltd., (Nintendou Kabushiki Gaisha) ou simplesmente Nintendo, começou de modo que nem seu fundador, o Sr. Fusajiro Yamauchi sonharia em chegar aos videogames.

Jogando cartas


Criada em 1889 (ou seja, 120 anos atrás!), de sede em Kyoto, Japão, era uma empresa produtora e vendedora de baralhos para o tradicional jogo japonês Hanafuda. Inicialmente, o processo era muito simples, com a produção sendo feita a mão, sendo que, conforme os baralhos se tornaram um sucesso, Yamauchi acabou por contratar assistentes para produzir os baralhos em massa.Em 1929, Fusajiro se aposenta e Sekiryo Yamauchi, seu cunhado, assume a presidência. Em 1933, Sekiryo juntaria seu negócio a outra empresa, formando a Yamauchi Nintendo & Company. O negócio ia crescendo, de modo que por volta de 1947, ano em que formou a Marufuku Company, Ltd. para distribuir seus baralhos, já existiam várias outras variedades de jogos, além do Hanafuda inicial.

A evolução continuou, com mudanças de nome e de presidência, ate que em 1953, com o nome de Nintendo Playing Card Company, se torna a primeira produtora de cartas plásticas no Japão. Sob o comando de Hiroshi Yamauchi, as expansões levariam a companhia a conhecer a United Staes Playing Card Company, a líder da produção de cartas de jogo nos EUA. O encontro foi fundamental para a evolução da empresa: Yamauchi, impressionado com o fato da líder se basear num pequeno escritório, teve uma súbita mudança de mentalidade nos seus negócios.

Seu primeiro grande passo foi, em 1959, um acordo para uso de personagens Disney em suas cartas. Reposicionando seus produtos com o apoio dos personagens, tornou as cartas itens de entretenimento que não se limitavam apenas a jogos de azar. O sucesso foi imediato, vendendo 600.000 baralhos logo no primeiro ano. Em 1962, a Nintendo se tornou pública, passando a constar na bolsa de valores Osaka Stock Exchange.




A Nintendo Playing Card Company passou a ser conhecida como Nintendo Company em 1963, passando a explorar outros negócios graças a uma injeção de capital. Nos 5 anos seguintes, seriam criadas uma companhia de taxi, uma rede de love hotels (motéis discretos, tradicionais em grandes metrópoles japonesas), uma companhia de alimentos, utensílios domésticos e outros, incluindo brinquedos. Todos negócios falharam, com exceção de seus brinquedos, graças ao conhecimento anterior da empresa com cartas.

Durante o boom econômico de 1964, gerado pelas Olimpíadas de Tóquio, o negócio de baralhos chegou ao ponto de saturação, e os negócios da Nintendo caíram. A empresa estava em apuros.

Empresa de Brinquedo


Conforme os negócios decaiam, a Nintendo lutava para se manter, sobrevivendo pela produção de brinquedos. Apesar de pequena, concorrendo contra gigantes como Bandai e Tomy, começava a ver sinais de melhoria.




Eis que certo dia de 1970, Gunpei Yokoi, um engenheiro de manutenção da linha de produção, brincava em uma fábrica de produção de cartas para Hanafuda com um braço extensível, de sua criação. Hiroshi Yamauchi, que por acaso observava a cena, viu no brinquedo uma grande possibilidade de vendas, fazendo com que Yokoi projetasse uma versão refinada para vender no Natal. Nascia a “Ultra Hand”, que venderia mais de um milhão de unidades e garantiria a Yokoi um cargo no desenvolvimento de produtos.

Pela sua formação de engenheiro elétrico, Yokoi passou a desenvolver uma série de brinquedos eletrônicos, com os quais a Nintendo foi obtendo grande sucesso. Entre arremessadores de bolas de baseball, quebra-cabeças, testes de amor e outros havia a chamada Nintendo Beam Gun Game, que mais tarde daria origem à pistola NES Zapper.

Em 1977, entra na companhia Shigeru Miyamoto. Assim como no caso de Yokoi, a Nintendo não tinha nem idéia de como tinha acertado. Começava uma nova era.


Confiram na próxima semana a continuação dessa maravilhosa história da Big N e de seus "filhos".


Toda família tem sua árvore genealógica e suas origens. A Nintendo, como mãe de tantos consoles (e, por consequência, franquias e personagens), tem muita família para trás. A geração de Wii e DS mal deve se lembrar, ou ainda, nem deve conhecer grandes pérolas de seu passado, por mais que sempre existam esforços com relançamentos e referências em games (como as de Super Smash Bros Brawl). Por isso, vamos mostrar tudo, desde o começo, começando pela mãe:

0 COMENTÁRIOS!!: